sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Nota de apoio as lutas contra o aumento da passagem em outros estados




As entidades que compõem o Fórum Metropolitano em Defesa do Transporte Público de Qualidade - Belém - expressam através dessa nota seu apoio e solidariedade às mobilizações que ocorrem em outras capitais brasileiras contra o aumento da passagem de ônibus.

Acreditamos que a luta em defesa do transporte de qualidade e contra os aumentos abusivos nos valores das tarifas de ônibus são pautas que nos unem. Nos indignamos com a repressão absurda e a prisão de pessoas durante as recentes mobilizações em Teresina. A coragem dos companheiros dessa cidade, que enfrentam prefeitura e o aparato repressor do governo do Estado, é um exemplo para as mobilizações que queremos construir.

O ano de 2012 começou com aumento nas tarifas, nas mensalidades e nos preços da cesta básica, enquanto vemos o governo federal destinando 47,19% do orçamento de união para pagamento de juros e amortizações da dívida pública. O governo Dilma, os governos estaduais e prefeituras seguem privilegiando banqueiros, empreiteiras e empresários dos transportes enquanto enchentes e alagamentos aprofundam a crise social em nosso país.

Os indignados que sacudiram o planeta do Cairo, passando pela Puerta Del Sol até Wall Street nos mostram que o caminho para derrotar os ajustes e retiradas de direitos é ir as ruas. Os estudantes em Teresina deram o tom de como deve ser a luta esse ano. Os trabalhadores e a juventude devem incendiar esse país em mobilizações contra os aumentos das passagens, que sempre servem para aumentar o lucro dos empresários e não para garantir qualidade.

Começamos nessa sexta-feira, 13/01, as mobilizações em Belém, porém acreditamos que é preciso construir um dia nacional de luta contra o tarifaço que unifique os processos em curso em Vitória, Teresina, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Belém. Assim será possível potencializar nossa luta.

Saudações Fraternas
Fórum Metropolitano em Defesa do Transporte de Qualidade - Belém -

Nenhum comentário:

Postar um comentário