quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mobilização ocupa canteiro de obras contra o BRT e o aumento da passagem

A luta contra o aumento começou em Belém
 O Fórum Metropolitano em Defesa do Transporte público de Qualidade realizou a primeira mobilização do ano contra o aumento da passagem e pelo cancelamento da licitação do BRT. O ato ocorreu no complexo do Entroncamento, ponto onde começaram as obras do projeto da prefeitura da implantação de um sistema de ônibus rápido que não leva em conta toda a região metropolitana e aumenta a passagem duas vezes esse ano.

Ocupação #contraoaumento e o BRT fraudulento
Os manifestantes de várias entidades sindicais, estudantis e populares ocuparam o canteiro de obras, chegando a paralisar um trator no local do projeto. Num segundo momento a mobilização prosseguiu até a feira da Augusto Montenegro para inaugurar o abaixo-assinado que trata do aumento da passagem e dos problemas no BRT. A visita aos feirantes também tem haver com as conseqüências que o projeto irá trazer aos trabalhadores dessa área. Com a construção do BRT como está sendo proposta pela prefeitura, a tendência é que os feirantes tenham que se retirar da rodovia.

De acordo com Silvia Letícia, da coordenação do Fórum, “a ocupação foi um primeiro recado do movimento ao prefeito Duciomar Costa. A população da feira da Augusto Montenegro, os estudantes e os trabalhadores precisam ser ouvidos pelo prefeito antes da execução dessa obra. Precisa ser ouvida também porque não queremos novo aumento no valor da passagem. São R$ 430 milhões que vão pro bolso da Andrade Gutierrez enquanto a cidade está debaixo d’água. A cada dia vem chegando novas entidades no fórum e a tendência é que as mobilizações sejam cada vez maiores”, concluiu a sindicalista.

Belo Monte e BRT, tudo haver...

A ação denunciou também a hidrelétrica de Belo Monte. A empreiteira responsável pela obra do BRT, a Andrade Gutierrez, é uma das responsáveis pela construção da obra no Xingu. No dia 26/01, há um ano, o IBAMA liberou a Licença de Instalação "parcial", rasgando a legislação ambiental e dando início à construção do canteiro de obras da UHE Belo Monte.

Próximos passos do movimento
O Fórum em defesa do transporte convida todos os interessados em ajudar a fortalecer a luta contra o aumento da passagem e pelo cancelamento da licitação fraudulenta do BRT para participar da próxima reunião que ocorre na quarta-feira, 01/02, a partir das 18h, no auditório do Sindicato dos Servidores Federais (SINTSEP-PA). O SINTSEP-PA fica localizado na Travessa Mauriti, 2239, entre Duque e Visconde, na Pedreira.

Ainda na noite dessa quinta-feira, 26/01, haverá mobilização nas redes sociais contra o aumento e o BRT de Duciomar. A partir das 23h ocorre tuitaço e mobilização no facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário