segunda-feira, 26 de março de 2012

Seminário encaminha fórum de lutas

 
Na tarde do último sábado, 24/01, ocorreu no auditório do SINTSEP-PA o I Seminário do Fórum de Lutas da Região Metropolitana de Belém. Com o tema “Crise Econômica e o Caos Social”, o evento debateu centralmente os problemas nas áreas da saúde e do transporte público na grande Belém

Formado, em fevereiro desse ano, a princípio com o objetivo de debater os problemas no transporte público na cidade, a partir da iniciativa do Sindicato dos Servidores Federais (SINTSEP-PA), Sindicato dos Rodoviários de Ananindeua e Marituba (SINTRAM) e DCE UNAMA, depois de incorporar mais de 20 entidades, o fórum viu a necessidade de ampliar seu espaço de discussão e atuação.

De acordo com Silvia Letícia, da Coordenação do Fórum, participam das reuniões sindicatos, entidades estudantis e associações de moradores e setores ligados ao movimento popular. Depois de termos começado nossas atividades a partir do questionamento sobre os inúmeros problemas na implantação do BRT, é possível perceber que existe uma série de outras pautas que o conjunto dos movimentos sociais precisa intervir de forma unificada em nossa cidade. É necessário um espaço que possamos reunir e organizar nossa intervenção contra o caos social que está instalado nas filas dos postos de saúde, contra os ônibus lotados os problemas de cada bairro e as demandas do dia a dia da população.

O seminário encaminhou a formalização da constituição do fórum de lutas, a confecção de um manifesto de lançamento do mesmo e a manutenção de suas reuniões toda quarta-feira, às 18 horas, no SINTSEP-PA.    

Um comentário:

  1. Este Fórum tem demonstrado um grande acerto do movimento social de Belém e da Região Metropolitana, uma vez que partindo de um ponto de extrema relevância, viu-se disposto a evluir rumo a uma discussão mais ampla, que possa contemplar as necessidades das diversas comunidades e grupos que atravessam por dificuldades específicas. Estão de parabéns, e estou muito feliz de poder fazer parte dessa construção!

    ResponderExcluir